Ideologia, política e juventude

Tudo começou quando despertei para a realidade do mundo a minha volta, no qual eu estava vivendo e não sabia. Foi, e ainda está sendo, uma passagem eletrizante. Descobrir as necessidades do indivíduo na cidade, ao meu redor e até onde eu posso enxergar. Fora os ataques da mídia, aos quais ninguém sai ileso, eu colocarei como foco final desse indivíduo a necessidade de obter uma casa, o que comer e o que vestir. Afinal, o homem do campo, apesar os requintes oferecidos pela cidade, não precisava mais do que isso (até que lhes fossem imputadas certas idéias) para viver, há um século atrás. Lenin, que era filho de camponeses, Fidel Castro também filho de camponeses, ambos subiram ao poder em busca de uma sociedade de iguais. Pois bem, não devo citar como exemplo (também porque me falta conhecimento) o modelo literário de sociedade comunista, senão de forma fragmentada e para analisar o próprio "mundo capitalista". Coloco entre aspas pois criou-se um monstro chamado mundo capitalista (e creio que ele realmente* seja) mas buscarei aqui, através dessas limitadas reflexões, enxergá-lo de forma mais clara. Marx no Manifesto Comunista não me diz nada além de traçar um panorama claro e bem atual da tradição moderna. Agora sociedade de consumo, sociedade de Patrões e Empregados. Quando expôs Burguesia e Proletariado, primeiro capítulo do manifesto, duvido que não tenha sido essa a força motriz da revolução comunista. A clarificação da disigualdade entre as classes: oficiais e funcionários, nobres e servos, em uma Russia atrasada com relação ao resto da Europa. Continua . . .
*Desde o ponto de vista do valor relativo da realidade

Comentários

Gustavo disse…
Ler "O Mito de Sísifo", Albert Camus

Postagens mais visitadas