La Nouvelle home

O abecedário de Deleuze. O homem-novela como personagem das revoluções: da revolução comunista, na Rússia, da revolução francesa, da revolução Art Noveau - tudo isso é pura abstração, é vida. A justiça não existe se o homem não existe, esse é um domínio da percepção. Se você enxerga que o homem, adulto, bem sucedido continua mantendo o maior poder sobre a sociedade política, poderia dizer que mulheres e crianças, que são a maioria seriam a minoria. A minoria é tudo mundo.
O sistema platônico: o que é uma idéia?
__ A idéia é uma coisa que não é outra coisa.
Portanto a idéia de- pode ser outra coisa que não outra coisa? um problema mal resolvido...
Idéias abstratas. A filosofia é feita de idéias abstratas. Van Gogh, Gaugin tentava retratar a paisagem doravante a cor. Cor amarelo... como nomear aquela cor? a palavra insiste em falar da cor assim como a cor insiste em retratar a realidade. A realidade é de cada um como a filosofia. Como coisa abstrata ele mesmo contempla, reflete e crê no conceito, criado ou fabricado. Selecionar o pretendente e o problema, seu conceito e sua forma de crer. Alguém pode criar um conceito extraordinário (Nietzsche) surge a questão da rivalidade de pretendentes. A cidade ateniense tinha o seu problema e conceito, tipicamente grego. Na democracia ateniense a magistratura como objeto desejado tinha seus rivais, portanto, Platão cria uma escola para pretendentes desse poder. Essa rivalidade contribuiu com a ginástica, criou os jogos Olímpicos, etc.
A filosofia exige a constituição do problema e a criação do conceito em função do problema proposto hoje em dia.
>¨<

Comentários

Hellen Rêgo disse…
"o que não se compreende não se possui".
bj
Gustavo disse…
de quem é essa frase? misteriosa Hellen

>¨<
Liberté disse…
Nada mais feliz do a prática da filosofia.
Ter as idéias em essencia e saber transcreve-las em realidade, e disso que se faz as obras-primas. A casa está aberta, volte sempre!
Gustavo disse…
Obrigado!
beijos,

>¨<
Gustavo disse…
"os tigres da ira são mais sábios do que os cavalos da instrução"
Provérbios, W.Blake

>¨<
Hellen Rêgo disse…
Johann Wolfgang von Goethe
;)
Gustavo disse…
humm... Goethe
João passo-de-lobo...

>¨<
Gustavo disse…
"9"
ein zwei drei fier fünf secs sieben acht =
neun!
>¨<

Postagens mais visitadas