Sátántangó



Satan's Tango


A fotografia é deslumbrante. Você trabalhou com o diretor de fotografia de Sátántangó, Gabor Medvigy.

Sim, mas você sabe, nós fizemos esse filme com sete cinegrafistas. Gabor foi o único que fez mais do que os outros. Tivemos um americano, dois húngaros, dois alemães e um francês. Gabor feito quase vinte cenas, o alemão que é um cara Steadycam fez cinco cenas importantes, o cinegrafista francês fez a cena de fechamento. Eu estava realmente agressivo, você sabe, porque eu tenho uma imaginação muito forte sobre a imagem, eu posso dizer muito claramente como será o primeiro tiro, segundo, etc.

O filme é adaptado de um livro por László Krasznahorkai.

O escritor é um amigo nosso, fizemos juntos três outros filmes. Nós nos conhecemos muito bem, sabemos tudo, é muito fácil de trabalhar juntos. Ele é um bom escritor, mas sua linguagem não pode ser usada diretamente na película, assim que mudamos muitas cenas. Você não pode comparar a literatura ao cinema, são dois idiomas diferentes.

Por que você quiser adaptar este livro em particular? Como você se relaciona com a história?

A coisa toda começou... bem, pudemos ler o romance e achei que era bom, mas não queríamos fazer um filme sobre ele. E cerca de cinco anos atrás, reuniu-se em Berlim com Lars Rudolph, o ator que interpreta Valushka, e imediatamente pensou que nós tínhamos nossa Valushka e que tínhamos um motivo para ler o livro novamente. A verdadeira razão pela qual nós decidimos fazer o filme é porque conhecemos a pessoa que poderia ser Valushka. Fomos influenciados pela sua personalidade e depois começamos a trabalhar no roteiro.

(Pergunta a Paulo Sadoun, co-produtor francês): Qual é o orçamento do filme?

Em francos franceses é de cerca de 10 milhões de euros, para menos de 1,5 milhões de dólares. Metade do dinheiro veio da Hungria, 3 milhões de francos da Alemanha, 1 milhão de França, e 1 milhão ainda está faltando. Portanto, é um orçamento muito pequeno. Mas foi muito difícil para Béla para encontrar o dinheiro, na Hungria. Na Alemanha, Arte, ZDF estão envolvidos, mas o dinheiro na França eu estou sozinho, é privada.

Como você encontrou-se com Béla Tarr?

Dois anos atrás, alguém me disse que Béla Tarr teve algumas dificuldades com seu filme, então eu fui para Budapeste e selecionamos cinco takes. Era tão completamente louco, inacreditável, que eu decidi ajudá-lo. O filme foi interrompido na época. Você sabe, durante a triagem dos juncos, eu não falo alemão ou húngaro, mas pude ver e sentir o que poderia ser o filme. O Script não é realmente o que importa com Bela, ele escreve o script somente para os produtores (risos). Fiquei tão impressionado que eu só poderia ajudá-lo. O orçamento é muito pequeno, não é nada, mas é tão difícil de encontrar dinheiro na Alemanha, na França. Algumas pessoas, Béla sabe, o ajudaram, da Rai3 na Itália, por exemplo, mas o dinheiro é muito pouco. Também é arte, fazer com pouco dinheiro.

Béla Tarr:
Começamos o filme sem o financiamento conjunto. Se tivéssemos algum dinheiro corremos e tiro. Então ele parou. Foi muito difícil para os atores, você sabe, porque eles são alemães. Eles são treinados para uma vida normal, para filmar um filme de determinados dias, terminá-lo e depois, todo mundo vai para casa. Por isso, não era como filmar um filme, era como uma parte da vida.

Você encontrou um distribuidor para a França?

Sim, eu penso assim, temos algumas proposições para distribuir o filme, teremos no próximo mês para decidir quem pode distribuir o filme.

Quem pode distribuí-lo da maneira apropriada...

...Sim, poderia ser um grande sucesso, mas para um determinado público.

Béla Tarr, seu trabalho é influenciado por outros cineastas?

Lembro-me de alguns filmes de meus jovens anos, foi o momento em que eu vi muitos filmes. Agora não tenho tempo, e eu não gosto de ir e assistir a filmes como eu costumava fazer. Mas as pessoas como Robert Bresson, Ozu. Eu gosto muito de alguns filmes de Fassbinder. Cassavettes. Filmes húngaros também.

Você quis freqüentar uma escola de cinema?

Eu fui a escola de cinema depois do meu primeiro filme. Porque você sabe que na hora que todo mundo precisava de um diploma. Foi comunista tempo, se você queria ser um cineasta que tinha para estudar na escola de cinema oficial. Mas primeiro eu fiz um filme (risos).

Será que você sofre de censura?

Acho que a censura está sempre lá. Depois foi a censura do Estado e agora é a censura do mercado. Algumas diferenças, mas...

Otar Iosseliani, o diretor georgiano, estava me dizendo o mesmo, que a censura do grande público é pior que a censura do Estado, porque você só tem dinheiro para filmes feitos para o grande público.

Sim, ele está certo. Porque durante o domínio comunista, você sabia que tinha que fazer alguns truques aqui e ali, como uma cobra, e se você estava muito rápido e você teve algumas boas idéias, você pode fazê-lo. Eu realmente fiz o que eu queria. Tivemos muitas dificuldades, mas finalmente nós poderíamos fazer os filmes.

Você pode me dizer sobre sua colaboração com sua esposa, Agnes Hranitzky?

Nós temos trabalhado juntos por quase 22 anos. Você sabe que ela é o editor, mas não temos cortes (risos). O filme inteiro é de 39 tem, e Sátántangó foi de cerca de 150. Nós decidimos tudo sobre o corte durante o tiroteio. Ela está sempre lá e vê tudo no monitor de vídeo. Ela verifica o ritmo da cena, como duas cenas vão interagir e coisas assim...

[Agnes Hranitzky interrompe ...] Ah, sim, ela só me lembrou que fizemos Macbeth para a TV húngara quase 18 anos atrás, e só leva dois (risos).

E como foi que você conheceu?

Nós trabalhamos juntos em um filme de um amigo nosso estava fazendo. Ela era o editor e eu estava ajudando em algo. E quando fiz meu primeiro filme, ela só veio a mim e ajudou e depois, estávamos sempre juntos. Estamos a viver juntos. É uma história muito simples.

Você pode dizer em suas próprias palavras o que o filme é sobre, ou melhor, o que você quer que o público a compreenda sobre o filme?

Eu tenho uma esperança, se você assistir esse filme e você entender alguma coisa sobre a nossa vida, sobre o que está acontecendo na Europa, Médio Oriente, como nós estamos vivendo lá, em uma espécie de ponta do mundo. Isso é tudo. Depois de ver o filme, eu acho que você saberá um pouco melhor.


É difícil imaginar que algumas das cenas realmente podem ser filmadas, como a do hospital. Esta multidão enlouquecida indo de uma sala para outra, batendo nas pessoas.

Era simples... Eram dois dias. No primeiro dia, ensaiamos, fazíamos a construção, a coreografia e tudo, e só então começávamos a filmar. Foi um pouco difícil por causa dos extras, a ação, mas fizemos passo a passo, começamos com a câmera, na primeira posição, segunda posição, na terceira posição, que fixa tudo, depois ensaiamos todos juntos, e isso é tudo.

É a cena mais longa do filme?

Não, a mais longa é o primeiro, no bar. É de 10 minutos e 20 segundos. Depois porque que a câmera fica sem filme. A Kodak não pode torná-lo mais longo do que 300 metros, o que é de cerca de 11 minutos.

Então esse é seu único limite...

Sim (risos), esse é o meu limite, essa porra de Kodak (risos), um limite de tempo. Uma espécie de censura.

Eu imagino que tudo é encenado, nada do que vemos no quadro acontece por acaso.

Sim, absolutamente, é impossível de outra forma. Tudo é controlado a partir do céu à terra. Cada cena é cuidadosamente composta. Devemos fazê-lo, porque, se algo está errado, com tomadas longas, você deve recomeçar do início. E isso aconteceu muitas vezes.

Você mesmo concebe a coreografia?

Sim, é simples, não precisamos de um coreógrafo. Você vem da direita, você vem da esquerda... apenas isso.

Quanto tempo você levou para filmar?

Eu não sei exatamente, porque nós tivemos um monte de interrupções. Nós não poderíamos filmar todo o filme junto. Duraram três anos, no total. Tivemos muitas dificuldades com o financiamento, em seguida, encontramos soluções para o financiamento, mas tivemos problemas com o tempo, a doença, você sabe, tudo acontece quando não é necessário. Acho que foi em torno de 68 dias...

Ao longo de três anos.

Sim, três épocas, três invernos.

Comentários

Postagens mais visitadas