werckmeister harmonies

Entresvista com Béla Tarr - cineasta húngaro.

Sobre Werckmeister Harmonies (Cannes 2000, Director's Fortnight)
Por Eric Schlosser

Um bar em uma cidade provinciana. Uma dança estranha está em curso, com três patrocinadores bêbedos articulando um eclipse, sol, lua e da terra que circunda e interposição. A dança é coreografada por Valushka, um "inocente" e utópico homem. Fora, a cidade é capturada em geada. Logo, centenas de pessoas que irão ocupar a praça principal, à espera da nova atração na cidade, um gigante recheado de baleia, juntamente com um pequeno príncipe (vamos ver apenas a sua sombra, e ouvir sua voz penetrante e ditatorial). Em breve o fim da cidade será perturbado, o obscurantismo e o caos vão se espalhar, sem poupar ninguém. Werckmeister Harmonies, pelo diretor húngaro Béla Tarr, um filme de duas horas e meia em preto-e-branco, é um daqueles filmes em que você vai conhecer a história e não se está preparado para o que vai ver. E o que você vê é provavelmente uma obra-prima. Eu digo "provavelmente" porque eu não gosto da palavra obra-prima, mas quando assisti-lo você sentirá que, à partir da primeira cena do nada, à última neste filme é contingente. Nem o próprio filme. Achei “número Béla Tarr e chamou-lhe como ele estava tendo uma bebida em um bar na Croisette”, esperando o rastreio à noite do seu filme. Uma hora depois, a escuridão foi descendo lentamente nesta cidade quente e provincial, começamos a entrevista. Werckmeister Harmonies

Eric Schlosser:
Após 10 dias de Cannes, é de longe o filme mais impressionante que eu vi e um que eu acho totalmente justificado em cada opção que toma, visualmente, dramaticamente. Mesmo que lhe apresenta uma realidade diferente, um local não especificado e no tempo, que a realidade lhe parece totalmente inquestionável e de algum modo, familiar. Como você define o visual do seu filme, especialmente a ausência perto de edição, que faz todo o sentido aqui, diferentemente da maioria dos filmes em longa demora apenas demonstrar habilidades?

Béla Tarr:
Você sabe que é um longo caminho desde o meu primeiro filme até agora (risos). É passo a passo, de filme para filme, tudo mudou um pouco, mudou um pouco... Eu tenho frequentemente a sensação de que nós fazemos sempre o mesmo filme, apenas sempre um pouco melhor. Tentamos a cada hora de fazer um pouco melhor. Assim, o estilo nunca foi uma pergunta, você sabe, é proveniente do último filme, o último filme que estava vindo do filme anterior, e assim por diante... eu não posso te dizer muitas coisas sobre ele. Você viu meu último filme?

Não, não vi, mas não era um curta-metragem?

Não foi um longa (risos), sete horas de duração. Eu estava pensando em Journey to the Plain, mas você quer dizer Sátántangó. Sim, Sátántangó, antes que um curto, mostrou-se um monte de vezes nos Estados Unidos. Onde você está vivendo?

Eu vivo na França...

...Oh, sim, não foi exibido.

Eu não vi seus filmes anteriores, portanto você terá que perdoar minhas "inocentes" perguntas. Então foi um período de sete horas de filme, bem filmado, com tomadas longas.Você pode me dizer por que usa o longa-metragem como seu principal instrumento de narrativa?

Você sabe que eu gosto da continuidade, porque você tem uma tensão especial. Todo mundo está muito mais concentrado do que quando você tem estas tomadas curtas. E eu gosto muito de construir coisas, a conceber as cenas, como podemos virar alguém, você sabe, todos os movimentos implicados nestas filmagens. É como um jogo, e como nós podemos dizer alguma coisa, diga algo sobre a vida... Porque é muito importante para tornar o filme um verdadeiro processo psicológico...

Você quer que o filme seja como uma viagem, é o que a muito tempo não...

Sim, exatamente.

Comentários

Postagens mais visitadas