Frank Wedekind e o Despertar da Primavera - ciclo de Convergências Psicanalíticas


Entre 1895 e 1896 Wedekind percorreu a Suíça realizando atividades que começaram no Café-Concerto alemão, recitando e representando. Seu público o reconhece por suas encenações das peças de Ibsen, sob o pseudônimo de Cornelius Minas Haha. Aquele tempo era regido pela idéia de um drama épico de variedades literárias, mas com estilo de cabaré mambembe. Uma geração mais tarde, a sua filha Pamela Wedekind ao lado de Klaus Mann, Erika Mann, filhos do escritor Thomas Mann, materializaram um teatro com características semelhantes.
Entre 1995 e 1996 eu percorri São Paulo conhendo a arte, a moda e o cinema. Quase sempre o lado B de toda expressão artística. Impressionou-me ter visto o ensaio final de uma montagem da peça de Wedekindo "O Desperatar da Primavera" em Campinas, quando tinha apenas a idade de dezesseis anos. Um diálogo em especial chamou-me a atenção. Moritz diz a Melchior que quando se dois gatinhos, um macho e uma fêmea, deixados presos no mesmo quarto conseqüentemente irão se acasalar. Acabam por apegar-se um ao outro. Os dois meninos de uniformes de colegial e sapatos quadrados filosofavam sobre a sexualidade do animal biográfico. Wer weiß? Sabe-se lá? talvez despudorando a própria história.
Lembro-me que nessa montagem Moritz masturbava-se em cena e havia nuances de homo erotismo.

ILSE:
Carnaval passado fiquei por três dias e três noites sem deitar na cama, ou mesmo fora de minha roupa. De baile de máscaras para café; noontimes em Bellavista, à noite no cabaré, as noites de outra bola! Lena estava junto, e Viola gordos. - Na terceira noite, Henrique me encontrou. Ele tropeçou em meu braço. Eu estava deitada na sarjeta insensata-neve. - Então me juntei com ele. Durante duas semanas eu nunca deixei seus aposentos. Esse foi um tempo horrível! – Nas manhãs eu tinha que jogar em seu roupão persa, e nas noites de caminhada sobre o quarto na página de um traje preto - renda branca na gola, punhos e joelhos. Todo dia ele ia me fotografar em um novo acordo: uma vez na parte de trás do sofá, como Ariadne, outra vez como Leda, outra, como Ganimedes, e uma vez de quatro como um Nabucodonosor feminino. E então ele ia fúria sobre a matança - cerca de tiro, suicídio e fumaça de carvão. De manhã cedo ele ia trazer uma pistola na cama, carregar a faixa de cartuchos e colocá-la no meu peito: uma piscada, e eu fogo! - Oh, ele teria disparado, Moritz; ele teria permitido. Ele coloca a coisa em sua boca como um feijão-atirador. Brrr! A bala teria atravessado a minha espinha. Sobre a cama era um espelho para deixar o teto. Você viu que a realidade pende do céu. Eu tive os sonhos mais assustadores à noite. Deus, ó Deus! Um dia, quando ele foi buscar algum absinto, eu joguei-me no meu manto e ele saiu para a rua. O Carnaval acabou. A polícia agarrou-me. Porque que eu estava depois em roupas de homem? - Eles me levaram para a sede, e veio Nohl, Fehrendorf, Padinsky, Spühler, Oikonomopulos, o Priapia todo, e afiançou-me para fora. Em um táxi que me transportou para o estúdio de Adolar. Desde que eu tenho sido fiel ao grupo. Fehrendorf é um macaco, Nohl é um porco, Boyokevitch uma coruja, Loison uma hiena, Oikonomopulos um camelo - mas isso é porque eu os amo e a todos do mesmo jeito, e não se importam de assumir, assumir a culpa com ninguém, embora o mundo esteja cheio de arcanjos e milionários!

MORITZ:
Para ser sincero com você, Melchior, eu tive exatamente esse sentimento que eu li o seu papel. Ela caiu em meus pés nos primeiros dias de férias. Eu tive a minha gramática de francês na minha mão. Eu fechei a porta e corri através de suas linhas trêmula como uma coruja assustada a voar através da madeira em chamas. Eu acho que ler mais do que com os olhos fechados. Em suas explicações uma corrente de vagas lembranças soou nos meus ouvidos como uma canção usada a cantarolar alegremente a si mesmo na infância, e à beira da morte ouve da boca do outro, e está chocado. Minha simpatia foi despertada por mais que você escreveu sobre parte da moça. Eu nunca deve acabar com a impressão de que fez. Eu tenho certeza, Melchior, ter que sofrer injustamente é mais doce do que fazer errado. Irrepreensivelmente ter de sofrer um mal tão doce, parece-me a essência de toda a felicidade terrena. - “O prazer da menina, Melchior, é como os deuses abençoada”. A menina reprime. Sua própria natureza a protege. Ela é mantida livre de qualquer amargura ou arrependimento até o último momento, e assim pode ver, de repente, o céu se romper em cima dela. Ela ainda está com medo do inferno no mesmo instante de descobrir e abraçar o paraíso. Seus sentidos são tão frescos como a primavera que as bolhas de rock puro. Ela se apodera de um copo sem fôlego terreno ainda nebuloso - um gole de néctar que ela toma e engole mesmo enquanto chamas e labaredas... A gratificação que o homem recebe me parece superficial.

MORITZ: As folhas sussurrar tão ansiosamente. É como se eu estivesse ouvindo a avó morta contar a história da rainha sem cabeça. Ela era uma rainha perfeitamente bela, formosa como o sol, mais bela do que todas as donzelas, na terra, - só que ela tinha vindo ao mundo, infelizmente! sem cabeça. Ela não podia comer nem beber, nem ver, nem rir, nem beijar qualquer um. Ela só poderia se fazer entender a sua corte com a mão pouco flexível. Com seus pés de guloseima ela jogou fora as declarações de guerra e as sentenças morte. Então um dia foi conquistada por um rei que passou a ter duas cabeças que estavam - brigaram o ano inteiro tão difícil que nem deixavam uma ao outro falar uma palavra. Assim, o mágico juiz-chefe assumiu a menor das duas cabeças e coloque-o sobre a rainha, e eis que ele era poderoso para ela tornar-se, assim, em seguida, o rei se casou com a rainha e as duas já não estavam em desacordo, mas se beijaram na testa e nas bochechas e da boca, e viveram durante um longo, longo tempo depois de felicidade e alegria... Confundido podridão! Desde que férias não têm sido capazes de chegar à rainha sem cabeça para fora da minha cabeça! Se eu vejo uma menina bonita, eu a vejo sem a cabeça, - e então de repente eu apareço como a Rainha Headless - me! . . . Bem, é possível que isso seja definido em meus ombros ainda.

Comentários

Postagens mais visitadas