Afinal, quem inventou os tablets?

Segundo a Wikipédia, Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, visualização de fotos vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, organização pessoal, e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela touchscreen que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades. É um novo conceito: não deve ser igualado a um computador completo ou um smartphone, embora possua diversas funcionalidades dos dois.

Mas quem criou essas pranchetas?
A Samsung afirmou que o conceito de tablet já tinha sido criado nos anos de 1960, por Stanley Kubrick, cineasta americano, que o revelou ao mundo em seu filme 2001, Uma Odisséia no Espaço (1969). Essa afirmação foi divulgada para provocar a concorrente Apple que, por sua vez, reclama sua criação, com a ajuda de Steve Jobs, antes dele se afastar da Apple. O Ipad é o primeiro tablet disponível no mercado brasileiro. Lançado precisamente, em 4 de abril de 2010.






Então, deveríamos conceder a Kubrick os roaylts pela venda dos tablets? Qual o conceito de conceito? Novamente na Wikipédia:




Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si") é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstrata de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento". Um conceito corresponde geralmente a uma representação numa linguagem ou simbologia. O termo é usado em muitas áreas , na matemática, na filosofia, nas ciências cognitivas, na física, na informática.




A meu ver, o tablet pode funcionar com um único livro – do ensino médio, por exemplo. Isso acabaria com a necessidade do aluno carregar o conteúdo das disciplinas publicado em papel, em forma de livro. Além disso, ele pode ter acesso à outras informações, como número de abstenção em cada disciplina, notas, calendário escolar, etc., através de um sistema de intranet protegido por senha. Essa parece ser a tendência para um mundo mais flat, mais portable, mais slim.




A One Laptop Per Child (OLPC) anunciou, em maio de 2010, que lançaria no mercado um tablet ao custo de 75 dólares.







(Escrevo sentado em minha cama, o papel apoiado sobre um álbum de fotografias. Tenho duas canetas, sendo que só preciso de uma. Imagino um escriba da Grécia antiga, a escrever e a cunhar uma placa de pedra, o tablet mais primitivo da história, e crianças no futuro escrevendo com a ponta dos dedos numa tabuleta digital...)




A linha do tempo dos Tablets:




1980 – Nos anos de 1980, a Grid Systems lança no mercado o primeiro tablet.








1990 – Vídeo de 1994 mostra conceito de tablet que lembra bastante o iPad de hoje.




2000 – Desde o ano 2000, Bill Gates queria inserir tablets no mercado.
2010 – Os tablets ganham popularidade com o lançamento do iPad.




Comentários

Gustavo disse…
Por tablet, papa deve acender maior árvore de Natal do mundo


fonte, Folha on-line

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1005778-por-tablet-papa-deve-acender-maior-arvore-de-natal-do-mundo.shtml

Postagens mais visitadas