Quem não está na moda está fora de moda?

Entrevista com o estilista Ronaldo Basílio 
a moda por quem entende de moda


Em estatística descritiva, a moda é o valor que detém o maior número de observações, ou seja, o valor ou valores mais frequentes, ou ainda "o valor que ocorre com maior frequência num conjunto de dados, isto é, o valor mais comum”.
A moda não é necessariamente única, ao contrário da média ou da mediana.
Para o filósofo que dedicou sua vida para categorizar as qualidades de arte em sua forma mais espontânea, pode-se afirmar que esta foi uma declaração profética. No entanto, a relação entre arte moda não é nova.
A moda marcado papel definitivo na arte quando o Kasel2005 dedicou uma sala especial para a moda.
Até hoje, as telas continuam a inspirar Van Gogh, e os famosos girassóis estão presentes no padrão dos vestidos das irmãs Mulleavy.
O Yves Saint Laurent vestido baseado no famoso quadro do pintor modernista Piet Mondrian confirma essa relação moda com a arte.
A marca Rodarte, fundada por irmãs Laura e Kate Mulleavy, é nas coleções permanentes do Instituto personalizado do Metropolitan Museum of Art, o Museu do Fashion Institute of Technology, em Nova York, o Los Angeles Country Museum of Art e o Museu de Belas Arts, Boston.
Ainda inspirado pela pintura, a marca busca Moschino, Frida Kahlo intrigante, a imagem de que as mulheres verão Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli de Valentino , parece encantado com paisagens desérticas e pinturas pastel de Georgia O'Keeffe .
Pra falar sobre o assunto em voga nesse blogue, eu convidei o estilista Ronaldo Basílio para rebater algumas perguntas que latejam na minha cuca.
Confiram as respostas.

Gustavo Perez
O que você acha dessa relação da moda com a arte pop?

Ronaldo Basílio
Acho ótimo porque a moda a partir de 95 ficou bem democrática, tudo de repente ficou na moda dai ficou tudo mais fácil, objetivo e as peças não se perdem porque não ficam datadas.

G.P.
O que você acha do dress code? Esses códigos de vestimenta que identificam a pessoa, ou grupos de pessoas, sem que elas tenham que se identificar? Homens de negócio, pedintes, skatistas...
É uma forma de expressão cultural?

R.B.
Não acho negativo não. Acho que é uma expressão cultural.

G.P.
Ronaldo, em sua opinião, a moda hoje já é reconhecida como expressão artística? o que você acha a respeito disso.
Você acha que é arte fazer moda? Criar, produzir... Conceber ideias... O que você tem a dizer a respeito da sua criação, como criador de moda?

R.B.
Depois que ficou bem democrática, não tem muitas novidades na moda, hoje em dia está meio raro o desenvolvimento
.

G.P.
você acha que a moda do Brasil está bem representada no exterior?

R.B.
A galera está pegando o que rolou e fazendo releitura, novidade mesmo está raridade. É o que eu acho Gu.
É uma expressão artística, sim.
As pessoas pra se vestirem. Criam automaticamente personagens. á fora e a galera que está fazendo a coisa acontecer é ótima. Tipo Pedro Lourenço, Hertchovit...

G.P.
Gostaria que você falasse da sua experiência como estilista no Brasil, da sua marca... Como surgiu? Como vem a sua inspiração para criar?

"Sim, acho que estamos bombando"



R.B.
Surgiu em 99, comecei a produzir peças pra mim, dai a galera começou a pedir, ai comecei a fazer e o nome e porque comecei a vim bem novinho pra BH pra sair a noite e comecei a frequentar as cenas Techno. ia em festas sensacionais com show laser e as festas tinham muita informação.Dai queria de alguma forma compartilhar com a galera de Dineynoia ai comecei a pegar fleyr e fazer estamparia OWVIST significa ver e ouvir.
G.P
Assim finalizamos mais um papo sobre moda?


R.B.
Bem vindo aos 90!
Não tem de que e espero ter ajudado!


G.P.
você foi brilhante.

Comentários

Postagens mais visitadas