O QUE É VEGANISMO?


É um movimento a respeito dos direitos animais. Por razões éticas, os veganos são contra a exploração dos animais. O boicote à atividades e produtos considerados especistas é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento.Teve inicio, nos anos 1940, por organizada por Donald Watson.


"O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Dos veganos junk food aos veganos crudívoros – e todos mais entre eles – há uma versão do veganismo para todos os gostos. No entanto, uma coisa que todos nós temos em comum é uma dieta baseada em vegetais, livre de todos os alimentos de origem animal, como: carne, laticínios, ovos e mel, bem como produtos como o couro e qualquer produto testado em animais."
Definição criada pela The Vegan Society, da Inglaterra, mais antiga entidade vegana do mundo.
O vegano ou vegana, portanto, é a pessoa que pratica o veganismo, não contribuindo para o sofrimento dos animais. Veganismo são princípios pelos quais o ser humano deixe de explorar os animais e a prática e buscando o fim do uso de animais para alimentação, apropriação, trabalho, caça, vivissecção, confinamento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal. Os veganos procuram abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal. Também boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura. Ou seja, não utilizam produtos de beleza, de higiene pessoal, de limpeza, etc. que não estejam isentos de crueldade.

Alimentação vegana

Veganos excluem da sua dieta carnes e embutidos, banha, vísceras, músculos, gelatina, peles, cartilagens, laticínios, ovos e ovas, insetos, mel e derivados, frutos do mar e quaisquer alimentos de origem animal. Consomem basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal. Existem documentários, vídeos.. que vai fazer você tomar consciência deixarei links abaixo. Links | Sites veganos e direitos animais.
ANDA
www.anda.jor.br

Camaleão

www.camaleao.org


Gato Verde
www.gatoverde.com.br

Muda o Mundo
www.mudaomundo.org

Olhar Animal
www.olharanimal.org

PEA – Projeto Esperança Animal
www.pea.org.br

Pensata Animal
www.pensataanimal.net

Veganos.org
www.veganos.org.br

Vegan Society NSW
www.vegansocietynsw.com


Comentários

Postagens mais visitadas