A verdade

Quero escrever somente porque quero registrar uma figura de linguagem que imaginei.

A verdade é como um rio que se alarga quando depois da curva acontece de você não ter previsto. De repente você se depara com um todo um cenário a ser descoberto.

Functivos e Conceitos



1. O "Eu penso" com cabeça de boi, sonorizado, que não cessa de repetir Eu = Eu.
2. As categorias como conceitos universais (quatro grandes títulos): fios extensíveis e retrácteis seguindo o movimento circular de 3.
3. A roda móvel dos esquemas.
4. O pouco profundo riacho, o tempo como forma da interioridade na qual mergulha emerge a roda dos esquemas.
5. O Espaço como forma da exterioridade: margens e fundo.
6. O eu passivo no fundo do riacho e como junção das duas formas.
7. Os princípios dos juízos sintéticos que percorrem o espaço-tempo.
8. O campo transcendental da experiência possível, imanente ao Eu (plano de imanência).
9. As três idéias, ou ilusões de transcendência (círculos girando no horizonte absoluto: Alma, Mundo e Deus).
Giles Deleuze & Felix Gattari
O Que é Filosofia?
 

Editora 34, São Paulo 1997 (pág. 141)

Comentários

Postagens mais visitadas